sábado, 5 de abril de 2014

Linguística Estrutural: Década de 60

Em função de seu crescente avanço, a Lingüística Estrutural acabou chamando a atenção de outros olhares teóricos também relacionados à linguagem e cresceu ainda mais a necessidade de ampliar seus domínios e sanar algumas lacunas e insuficiências dessa ciência.

Nesse sentido, a partir da década de 60, surgem outras linha de pensamentos:


- Sociolinguística: Estuda a relação entre a língua e a sociedade (normas culturais, expectativas contextuais, maneira como a linguagem é usada, os efeitos do uso da língua na sociedade).

Há três termos importantes para a sociolinguística que podem ser facilmente confundidos entre si.


    1.   Variedade: São as diferentes formas de manifestação da fala dentro de uma língua, a partir dos diferentes traços que a condicionam, eles podem ser: sociais, culturais, regionais e históricos de seus falantes. As variedades linguísticas classificam-se com:
  • Dialeto - uso da língua em um determinado local;
  • Socialéto - é a variedade linguística de um determinado grupo de falantes que partilham os mesmos traços e experiências socioculturais;
  • Idioléto - modo particular de cada individuo expressar-se através da fala.

    2.   Variante: Item linguístico que é alvo de mudanças.

    3.   Variável: É o traço, a forma ou construção  linguística cuja realização apresenta variantes observadas pelo investigador.



- Etnolinguística: Estuda tanto as variações da linguagens em relação à cultura, como os aspectos da linguagens relacionados aos grupos étnicos.

- Psicolinguística: Estuda as conexões entre a linguagem e a mente. Analisa qualquer processo que diz respeito a comunicação humana mediante o uso da linguagem. Estuda as estruturas psicológicas que nos capacitam a entender expressões, palavras, orações, etc.

- Neurolinguístico: Estuda a elaboração cerebral da linguagem, ocupa-se com o estudo dos mecanismos do cérebro humano que suportam a compreensão, a produção e o conhecimento da língua. Trata tanto da elaboração da linguagem normal quanto dos distúrbios clínicos que geram suas alterações. 

- Pragmática: Estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação, estuda os significados linguísticos que se deduzem a partir de um contexto extralinguístico.

- Análise da conversação: Estudo da interação verbal e não verbal em situações cotidianas, descrevendo situações verbais e não verbais.

 - Análise do discurso: Estuda construções ideológicas presentes em um texto. Muito utilizada para analisar texto da mídia.

- Semântica: Estuda o significado das palavras.

- Gramática gerativo-transformacional: Teoria (Chomsky) sintática universal, estabelecendo a lista das relações gramaticais da base das operações transformacionais capazes de dar uma descrição estrutural de todas as frases.

- Linguística textual: 
  • Ir além dos limites da frase;
  • Reintegrar o sujeito e a situação sócio comunicativa;
  • Desenvolver e ampliar o estudo do texto em suas modalidades oral e escrita;
  • L.T. (Linguagem textual)


Apesar de que ainda há uma importância da Lingüística Estrutural, a Linguística atual retrata diferentes linhas teóricas que se instauraram a partir da tentativa de superar os equívocos e de preencher as lacunas e insuficiências deixadas pelo Estruturalismo linguístico.




Por: Luana Pereira.




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