Como estão?
Pois bem, na nossa última aula de Teorias do Texto fizemos o nosso PCC (Prática como Componente Curricular) que foi sobre Texto Escrito Não Planeja; Texto Escrito Planejado; Texto Falado Não Planejado; e Texto Falado Planejado; Achei bem curioso, porque todos nós sabemos de todas essas coisas, mas não conhecíamos os nomes delas, por isso, no meu trabalho, comecei a perguntar para todo mundo para ver se eles sabiam a diferença entre cada um. Obtive um resultado bem positivo e recebi vários elogios, pois, muitos não conheciam e foi ai que entrei, ensinando, treinando para ás minhas futuras aulas. Decidi falar sobre isso no Blog e dos vários tipos de textos que na hora da apresentação não vieram a nossa mente.
TEXTO ESCRITO NÃO PLANEJADO
Esse é mais fácil e o mais famoso para muitos jovens.. o Famoso ''Bilhetinho''...
Todos os sábados a noite deixo um bem na mesa da cozinha para os meus avós dizendo:
''Vô e Vó estou na balada, volto amanhã cedo. Amo vocês <333''
Além desses, há vários outros tipos de textos escritos não planejados, vamos ver alguns exemplos:


O Texto Escrito Não Planejado é algo mais informal, mais a vontade, uma simples cartinha de amor, um bilhete de geladeira, anotar um recado entre muitos outros.
TEXTO ESCRITO PLANEJADO
O Texto Escrito Planejado é mais sério, mais formal, algo planejado, pensado e repensado, escrito e reescrito.


O Texto Escrito Planejado é mais formal, como um convite de casamento, uma carta de demissão, um discurso escrito de um político, um relatório entre outros.
TEXTO FALADO NÃO PLANEJADO
Esse é o meu preferido...
Conversar qualquer coisa, sem medo de ser be happy!


O Texto Falado Não Planejado é qualquer ação de comunicação entre duas pessoas, uma conversa informal, mais a vontade, cheia de diversão... A todo momento estamos nos comunicando assim.
TEXTO FALADO PLANEJADO
Esse é usado bastante por professores nos quais se planejam para dar a sua melhor aula...


O Texto Falado Planejado é quando nos preparamos antes para discursar ao vivo, dei o exemplo acima do professor que é o que sempre está se preparando para ás suas aulas cotidianas, ou até mesmo um palestrante que quer fazer a sua melhor palestra e também políticos com o dom de convencer e enganar a todos, enfim existem diversos exemplos.
Espero que tenham gostado do Post, fiz com carinho.
Gustavo Carvalho;*
Nenhum comentário:
Postar um comentário