sábado, 26 de abril de 2014

Processamento Textual

Olá gente! Agora que já vimos direitinho toda a fase da Teoria do Texto e o que ela representa, poderemos apresentar então algumas das principais categorias teóricas de análise relacionadas à organização estrutural, às estratégias de processamento e funcionamento e ao contexto interacional. 
No post de hoje eu estarei abordando somente o tema: Processamento Textual. Let's go!

Processamento textual

O texto deve ser entendido como um processo. O processamento textual acontece através de sistemas de conhecimento acionados no texto e no contexto de produção. Na produção textual, toda ação (fazer) é necessariamente acompanhada de processos de ordem cognitiva, de maneira que o sujeito dispõe de modelos e tipos de operações mentais. Os interlocutores, na comunicação, dispõem de saberes acumulados sobre os diversos tipos de atividades da vida social, eles têm conhecimentos na memória que precisam ser ativados para que a atividade seja efetivada com sucesso. Tais atividades geram expectativas e isso compõem um projeto nas atividades de compreensão e produção do texto.   

Considerando o texto como um processo, Wolfgang Heinemann e Dieter Viehweger definem três grandes sistemas de conhecimento, responsáveis pelo processamento textual:


Conhecimento Linguístico


Diz respeito ao conhecimento do léxico e da gramática, responsável pela escolha dos termos e pela organização do material linguístico na superfície textual, inclusive dos elementos coesivos.  

Conhecimento Enciclopédico ou de Mundo

Corresponde às informações armazenadas na memória de cada sujeito. O conhecimento do mundo abrange o conhecimento declarativo, manifestado por enunciações acerca dos fatos do mundo.

Por exemplo:

A Ponta dos Seixas, na Paraíba, é o extremo leste do continente americano.
São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil.
Não dá para fritar um ovo sem quebrar a casca.

Conhecimento Interacional

Compreende dimensão interpessoal da linguagem, ou seja, com a realização de certas ações por meio da linguagem. Divide-se em:

  1. Conhecimento Ilocucional: meios diretos e indiretos para se atingir um objetivo; consiste em perceber as reais intenções do autor, as entrelinhas, o que o autor, às vezes, diz sem dizer.
  2. Conhecimento Comunicacional: meios adequados para atingir os abjetivos desejados.
  3. Conhecimento Metacomunicativo: meios de prevenir e evitar distúrbios na comunicação - atenuação, paráfrases, parênteses de esclarecimentos, etc.
  4. Conhecimento Superestrutural: modelos textuais globais que permitem aos usuários reconhecer um texto como pertencente a determinado do gênero ou certos esquemas cognitivos.
_________________________________________________________________________________

Tais formas de conhecimento são estruturadas em modelos cognitivos. Nessa média, os conceitos são organizados em blocos, formando uma rede de relações, de forma que um dado conceito sempre adiciona uma série de entidades. É o caso da eleição, à qual se associam: políticos, eleitores, corrupção, CPI, leis, senado, dinheiro e hoje em dia até cuecas! É por causa dessa estruturação que o conhecimento enciclopédico transforma-se em conhecimento procedimental e fornece instruções para agir em situações particular e em situações específicas.

_________________________________________________________________________________  
Bom pessoal, essa é explicação sobre Processamento Textual, no próximo post daremos continuidade ao assunto. E aí o que acharam sobre as formas de conhecimento? Não deixem de comentar.

That's all folks!

Abraços apertados,
Ge Toledo




Nenhum comentário:

Postar um comentário